Livros acadêmicos
O símbolo (✷) identifica autoras da Rede Infâncias Protagonistas.
2023
Viviane Beineke ✷
Educação musical em projeto: criatividades na escola
O livro convida a pensar sobre processos de educação musical em movimento, com referenciais que encorajam diferentes modos de compreender e interagir criativamente com uma diversidade de expressões culturais, mobilizando múltiplas criatividades no planejamento em música.
2023
Cláudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke ✷
Vozes mbya-guarani na educação musical escolar.
Vozes Mbya-Guarani na educação musical escolar é dirigido a educadores(as) musicais, pesquisadores(as), professores(as) que atuam na educação básica e demais interessados(as) pelo tema, tendo em vista o objetivo de fortalecer o trabalho com culturas indígenas em escolas não indígenas. O livro apresenta componentes da cultura indígena Mbya-Guarani e foi desenvolvido em diálogo com
a comunidade da Escola Indígena Itaty e do grupo de canto e dança Tape Mirim, da Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça, SC).
O material apresenta fundamentação teórico-metodológica e cinco projetos criativo-musicais voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Cada projeto integra um ou mais elementos da cultura Mbya: o tekoa e a opy; os grafismos; as esculturas guarani de bichinhos de madeira; o mbaraka mirim; a escola indígena e palavras em guarani. Com esses eixos temáticos, os projetos introduzem perspectivas das culturas indígenas na educação musical, por meio de canções, histórias, narrativas, práticas musicais criativas, construção de instrumentos e artesanias.
2023
Maria Gravina Ogata
As bambinas e os samurais brasileiros: uma saga migratória
O livro apresenta o relato das inúmeras aventuras migratórias vividas pela família da autora Maria Gravina Ogata no Brasil. Trata da saga dos imigrantes italianos e japoneses cujos caminhos se cruzaram na cidade de São Paulo, passando por várias gerações até a chegada dos seus netos, que são fruto da mistura de etnias, algo muito comum no Brasil. São retratados aspectos históricos referentes às diásporas migratórias do final do século XIX, de todo o século XX e do início deste século XXI.
2022
Maria Walburga dos Santos ✷, Flávio Santiago, Katia Cristina Norões ✷
Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
A Coleção de livros “Oba-Obá!” foi germinada, num primeiro momento, nos encontros formativos do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar, câmpus Sorocaba. Com inspiração no Baobá, árvore de origem africana, esta Coleção é um espaço para publicação de estudos, pesquisas e relatos de práticas com temáticas voltadas às crianças, infâncias e Educação Infantil, no intuito de conectar diferentes áreas de conhecimento nas lutas, defesas e re-existências em benefício das crianças e da Educação, em um movimento constante, democrático e plural.
2022
Carolina Helena Micheli Velho, Débora Cristina Sales da Cruz Vieira ✷, Maria do Socorro Martins Lima, Rhaisa Naiade Pael Farias
Entre o tecer e os fios da Teoria Histórico-Cultural: expressões da formação continuada de professoras da Educação Infantil
O livro é resultante da escrita de diversas autoras, cursistas da especialização Educação Infantil, na perspectiva histórico-cultural, sob a coordenação do professor Simão de Miranda, pelo Instituto Saber.
2022
Roselete Fagundes de Aviz ✷ , Rosilene Koscianski da Silveira
Cartas Gravadas: Celebração da Voz na Formação Docente
Este livro é uma síntese teórico-poética sobre a autoria narrativa na formação inicial de professores, viagem de formação, que temos desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina. É fruto das interlocuções com professores e estudantes, mas também escritores, leitores, contadores de histórias, cineastas. O exercício da troca de cartas aqui enunciado reafirma as palavras de bell hooks e seu pensamento embasado em Paulo Freire, no sentido da importância de uma docência que se implique com a tomada da palavra: o ato de “erguer a voz”, em razão de falar por mim mesmo e escrever por mim mesmo, em primeira pessoa, com minhas próprias palavras, mas também compartilhá-las. Nessa perspectiva, a Educação pode assumir a intencionalidade desse esforço humano de um olhar sobre o que acontece “entre-nós” na comunidade aberta de aprendizagem, fundamento da pedagogia engajada, que se caracteriza como sala de aula, seja ela presencial ou virtual.
2022
Fernanda Paraguassu ✷
Narrativas de infâncias refugiadas: a criança como protagonista da própria história
Este livro é o resultado do método sensível, baseado na escuta qualitativa e na devolução da fala aos principais protagonistas dos processos migratórios: migrantes e refugiados. A autora traduz, de forma exemplar, a perspectiva da criança refugiada sobre o mundo e, em especial, sobre o seu processo de mudança de um país a outro. Além da subjetividade e da interculturalidade que caracterizam esse tema, Fernanda lida, de modo inovador, com o universo simbólico da criança refugiada, que é distante do modo de operar, pensar e se expressar do meio acadêmico. Esta obra é uma rica contribuição da Comunicação a outras áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da migração, com foco no pequeno migrante, ainda mais num momento de incertezas relacionadas ao contexto pós-pandemia de Covid-19 e seus efeitos nos deslocamentos transnacionais. (texto da orelha por Mohammed ElHajji – Professor Titular da UFRJ).
2022
Márcia Esteves De Calazans, Maria Aparecida Bergamaschi, Isael da Silva Pinheiro, Anelise Gregis Estivalet ✷
Juventudes, Educação e Interculturalidade
A ideia do livro surge em torno da busca de articular os estudos das transformações sociais, em suas dimensões cultural, territorial e política e refletir sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e estado durante o período de março de 2020 a 30 de maio de 2021 quando vivemos momento histórico do primeiro ano da pandemia produzia pela COVID-19, sobretudo considerando o impacto nas juventudes.
2021
Luciana Hartmann ✷
Crianças contadoras de histórias
Este livro nos apresenta, de modo delicado e firme, a uma maneira adulta de ser e de estar com as crianças. Delicado porque não autoritário nem prescritivo, mas firme nos seus propósitos de estabelecer uma escu-ta generosa para quem são as crianças, como vivem, o que pensam e sen-tem – seus desejos, seus sonhos, seus medos... suas percepções de mundo.
2020
Umberto Eco
Migração e intolerância
Um guia essencial para enxergar o outro com novos olhos, e um manual conciso, visionário e único para compreender o cenário político e social deste momento delicado em que mal-entendidos e ideias retrógradas parecem prosperar.
Eco explica as diferenças entre os fenômenos de “migração” e “imigração”, apontando suas características e consequências, além de explicitar as nuances entre fundamentalismo, integrismo, racismo e intolerância, tratando de seus perigos no mundo contemporâneo. O autor sustenta que “a compreensão mútua entre culturas diversas não significa avaliar a que o outro deve renunciar para se tornar igual, mas compreender mutuamente o que nos separa e aceitar essa diversidade”. E apresenta argumentos para demonstrar que “eliminar o racismo não significa demonstrar e se convencer de que os outros não são diferentes de nós, mas compreendê-los e aceitá-los em sua diversidade”.
2020
Leonel Martins Carneiro, Hanna Araujo ✷
Experiências de Formação em Artes na Amazônia
O conjunto de textos reunidos neste livro têm em comum a insistência em se fazer/fruir Arte por meio de práticas de formação de artistas pesquisadores que atuam nos contextos amazônicos. O plural fez mostra necessário uma vez que a própria Região Amazônica apresenta múltiplas realidades entre os Estados que a compõem, variadas condições entre capitais e municípios do interior, sendo o acesso a tais localidades e as políticas públicas tão diversificadas quanto a própria Região.
2020
Débora Cristina Sales da Cruz Vieira ✷; Rhaisa Naiade Pael Farias; Simão de Miranda
Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança.
Esta obra preenche uma lacuna no mercado livreiro, a articulação da docência na Educação Infantil à Teoria Histórico-Cultural, nas dimensões teóricas, metodológicas e epistemológicas. Este ineditismo é fator importante que qualifica a obra, ora ofertada aos profissionais na Educação Infantil, assim como aos e às estudantes de graduação em Pedagogia e Psicologia, de pós-graducações tanto de lato, como de stricto senso, nos campos da Educação, da Psicologia e da Psicopedagogia. Este livro contempla uma formação ampla e consistente para uma Educação Infantil em espaços de educação não doméstica, que considere as crianças, suas aprendizagens e desenvolvimento nas suas dimensões mais plurais.