Programa Capoeira para um Futuro (CFF) - Moçambique
Pesquisadora: Profa Dra Marina Di Napoli Pastore (Instituto Superior de Ciências de Saúde, ISCISA, Moçambique)
Colaboradora: Joana Vasconcelos (Gestora e Contra Mestre do Programa Capoeira para um Futuro - CFF).
A pesquisa de campo está vinculada à participação ao Programa Capoeira para um Futuro (CFF), em que a docente, e também terapeuta ocupacional, atua como Diretora de Apoio Psicossocial nas regiões de Sul a Norte de Moçambique, com questões ligadas ao deslocamento de crianças e adolescentes por questões de conflito armado (guerra em Cabo Delgado, província ao Norte do país) e uniões prematuras/violência contra a criança. A pesquisa tem como sujeito as crianças e adolescentes deslocados (migrantes) e/ou resgatados de uniões prematuras ao longo do país, enfaticamente na região Norte (Zambézia, Nampula e Cabo Delgado). O trabalho em desenvolvimento utiliza da capoeira como ferramenta e metodologia de integração social, transformação social e mudanças de realidades. A metodologia dos mapas corporais também é utilizada na escuta das crianças, bem como linguagens artísticas e literatura.
Meninas e meninos, adolescentes, em Monapo, no projeto Capoeira para um Futuro.
Em Monapo, realizando questionário-base sobre "noções sobre casamento, gravidez precoce e uniões prematuras"
Treino de capoeira em Monapo, no Projeto Capoeira para um Futuro.
Atividade realizada no acampamento de deslocados, em Cabo Delgado, no projeto Capoeira para um Futuro. Tema: debate sobre "amor, amizade, família, saudades, guerra"
Atividade realizada no acampamento de deslocados, em Cabo Delgado, no projeto Capoeira para um Futuro. Tema: debate sobre "amor, amizade, família, saudades, guerra"