Dissertações
✷ Autoras da Rede Infâncias Protagonistas.
Título | Autores | Data | Download |
---|---|---|---|
A imaginação na produção narrativa de crianças: contando, recontando e imaginando histórias. ✷ | VIEIRA, D. ✷ | 2015 | |
Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia. ✷ | TEIXEIRA, S. K. P. ✷ | 2021 | |
Processo Colaborativo: Diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro. ✷ | OLIVEIRA, A. S. D. ✷ | 2016 | |
Rodas de Brincar: uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF. ✷ | LEITE, C. A. ✷ | 2017 | |
Oralidade, corpo e memória entre contadores e contadoras de causo gaúchos. Horizontes Antropológicos, v. 5, n. 12, p. 267–277 ✷ | HARTMANN, L. ✷ | 1999 | |
A Estética do Oprimido como práxis pedagógica: um estudo com professores de artes do DF em tempos pandêmicos. ✷ | CASTRO, A. C. D. S. ✷ | 2022 | |
Morar em outra casa? a complexa situação de crianças em acolhimento institucional em SINOP-MT. 140 f. Mestrado em Psicologia - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. | FAVARETTO, M. C. | 2013 | |
¡No hablamos español! Crianças bolivianas na educação infantil paulistana. 179 f. Mestrado - Universidade Federal De São Paulo, Guarulhos. | SILVA, A. P. | 2014 | |
Relação entre professor e família: um estudo sobre alunos bolivianos e nordestinos na escola pública. 189 f. Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. | MIYAHIRA, E. | 2015 | |
Imigrantes e Nacionais: um estudo sobre as relações sociais em sala de aula. 79 f. Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo. | SOARES, C. de F. e. | 2015 | |
A língua na constituição identitária de adolescentes imigrantes. 140 f. Mestrado em Estudos Lingüísticos Instituição de Ensino: Universidade Federal De Uberlândia. | SILVA, L. F. da. | 2015 | |
Instituições de acolhimento sob o olhar das crianças: que lugar é esse? Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande. | PISKE, E. L. | 2016 | |
Distantes do berço: impactos psicológicos da imigração na infância. 158 f. Mestrado - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis. | BEZERRA, C. B. | 2016 | |
Em Busca de Identidades: Crianças Brasileiras no Japão. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espirito Santo. | PRADO, G. S. | 2017 | |
Acolhimento psicológico de imigrantes involuntários: um encontro com a alteridade. 120 f. Mestrado - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis. | JIBRIN, M. | 2017 | |
Crianças migrantes: sentidos e memórias da objetividade vivida. 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. | ALCUBIERRE, K. S. L. | 2017 | |
A experiência contada por elas mesmas: um estudo acerca da migração sob o olhar e a narrativa da criança. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo. | PAULA, K. Vi. da S. de. | 2018 | |
"Eu falo boliviano e brasileiro": a educação linguística de filhos de imigrantes bolivianos em uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. | SILVA, N. S. | 2018 | |
Criança e refúgio na América Latina: entre a invisibilidade e proteção dos direitos humanos. 144 f. Mestrado - Universidade Metodista De Piracicaba, Piracicaba. | OLIVEIRA, V. de A. P. | 2018 | |
"A infância além das fronteiras: as oportunidades e desafios no acolhimento, proteção e integração de crianças e adolescentes refugiados no Brasil". 83 f. Mestrado - Universidade Federal Do Rio De Janeiro. | PEREIRA, A. M. C. | 2018 | |
A inclusão de imigrantes no ensino médio em Caxias do Sul: um estudo de caso na perspectiva das violências de Galtung e Fanon. 109 f. Mestrado - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre. | SILVA, L. R. da. | 2018 | |
Juventudes transfronteiriças: (re) existência cultural e transnacional de um coletivo angolano em São Paulo. 160 f. Mestrado - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo. | PAIVA, M. C. S. de. | 2018 | |
Crianças Refugiadas: um olhar para infância e seus direitos. 138 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis. | GRAJZER, D. E. | 2018 | |
A proteção integral à criança refugiada. 129 f. Mestrado em Direito Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. | SPONTON, L. R. | 2018 | |
A política linguística de acolhimento a crianças imigrantes no ensino fundamental brasileiro: um estudo de caso. 185 f. Mestrado em Estudos Lingüísticos Instituição de Ensino: Universidade Federal De Minas Gerais. | NEVES, A. de O. | 2018 | |
Ser criança imigrante boliviana na Ocupação Prestes Maia: O cotidiano e os sonhos da infância. 194 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade De São Paulo. | GONCALVES, C. A. | 2018 | |
Políticas públicas de proteção para as crianças na condição de refúgio no Brasil: limites e possibilidades. 206 f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. | CABRAL, J. | 2019 | |
A proteção social de crianças e adolescentes refugiados : pertencimento social, inserção social e contribuições do assistente social. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. | HÜBNER, R. C. S. | 2019 | |
Representações sociais de professores sobre o ingresso de imigrantes nas escolas públicas do Distrito Federal. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) -Universidade de Brasília, Brasília. | SONAI, S. A. | 2019 | |
Quando a infância pede refúgio: os processos de crianças no Comitê Nacional para os Refugiados. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. | LAZARIN, M. R. | 2019 | |
Infância refugiada: mediação e agência de crianças sírias no Distrito Federal. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília. ✷ | FUSARO, K. de P. e ✷ | 2019 | |
Da Invisibilidade à Visibilidade: A Insuficiência da política pública educacional para crianças e adolescentes migrantes e refugiados em Fortaleza no período de 2015 a 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado), Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza. | CAVALCANTI, C. M. | 2020 | |
Entre São Paulo e Bolívia: a vida na cidade narrada pelas crianças bolivianas na Praça Kantuta. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. | FEIGENBLATT, J. A. | 2020 | |
"Construindo Pontes Em Vez De Muros": Acolhimento De Estudantes Refugiados E Migrantes Forçados Na Educação Básica. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. | RODRIGUES, R. R. | 2021 | |
A inserção dos imigrantes venezuelanos no sistema educacional do Recife e o acesso a educação na política migratória brasileira. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. | BATISTA, B. A. | 2021 | |
Deficiências e diversidade cultural: experiências educacionais de crianças migrantes internacionais em São Paulo no contexto da pandemia. 144 f. Dissertação (Mestrado), UNIFESP - Guarulhos | SILVESTRE, C. A. S. C. | 2022 | |
Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS. 140 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria | TONETTO, M. L. P. | 2022 |