Abracadabra! Acolhendo crianças em situação de refúgio pela magia da arte de contar/ouvir histórias
Pesquisadoras: Prof.ª Micheline Lage; Catarina Fernanda Morais; Michele Damacena Araújo, Sara Clara de Magalhães e Jeilsa Pires Portela de Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG - Goiânia).
O projeto "Abracadabra! Acolhendo crianças em situação de refúgio pela magia da arte de contar/ouvir histórias”, vinculado à Rede Infâncias Protagonistas, é coordenado pela prof.ª Micheline Lage e desenvolvido no âmbito do Curso de Letras-Português, do IFG/Goiânia, em parceria com a Igreja Metodista Haitiana. O objetivo é fomentar a inclusão e o sentimento de pertencimento às crianças, filhas de haitianos em situação de refúgio, no bairro Jardim Guanabara, localizado em Goiânia e, no bairro Expansul, em Aparecida de Goiânia. As crianças, falantes de criolo e de francês, chegam ao Brasil sem o domínio da Língua Portuguesa.
A metodologia proposta prevê a contação de histórias em uma escola parceira, no mesmo horário do culto da Igreja Metodista Haitiana. A partir da leitura de obras clássicas e contemporâneas da literatura infantil brasileira, procura-se também ouvir as histórias dessas crianças. Há um processo de troca entre as pesquisadoras e as crianças. Este é um princípio ético, metodológico e também teórico para a pesquisa. O tema da infância e da migração permeia este trabalho, colocando a criança no papel de protagonista do processo. Pretende-se como resultados o fortalecimento dessa comunidade, contribuindo para seu processo de integração.