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Migracontos: um podcast feito por crianças do mundo
"Migracontos" é uma produção da "Rede Infâncias Protagonistas", que reúne universidades, escolas e ONGs do Brasil, Portugal, Espanha e Moçambique. Seu objetivo é ecoar as vozes e vivências de crianças e jovens ao redor do mundo, compartilhando suas experiências, contos e canções. Os episódios são conduzidos por jovens migrantes bolsistas do PIBIT da Rede, sediada na Universidade de Brasília, com financiamento do Edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 PRÓ-HUMANIDADES e apoio da FAP/DF.
Episódio 1
"Todas as crianças do mundo têm direito"
Neste episódio inicial, narrado pela bolsista do PIBITI Manuelys Quiaragua, jovem venezuelana, nos apresenta como a criação e o desenvolvimento de um jogo de cartas sobre os direitos fundamentais de crianças e jovens conectou e mobilizou estudantes de diferentes nacionalidades, de duas escolas públicas: a Escola Parque 210/211 Norte, de Brasília, e a Escola Básica do Castelo, de Lisboa.
Episódio 2
"As crianças também podem mudar o mundo"
Neste  episódio escutamos as vozes das crianças da Escola do Castelo, de Lisboa - Portugal, que compartilham ideias para ter uma escola, uma cidade e um mundo melhor, sem sujeira nas ruas, sem bullying e sem racismo. Quem conduz o episódio é a jovem venezuelana Manuelys Quiaragua, bolsista de Iniciaçao Científica, que ressalta o poder transformador da infância.
Episódio 3
"Travessia"
Pegar diversos ônibus, caminhar, tomar vacina e enfrentar alguns processos burocráticos na fronteira, fazem parte das travessias de migrantes venezuelanos que chegam até o Brasil. No episódio “Travessia” crianças moradoras da Casa Bom Samaritano de Brasília narram, desde sua perspectiva, como foi sair da Venezuela e refugiar-se no Brasil.
Episódio 4
"Pasito a Pasito"
"Pasito a Pasito vamos llegando" foi o que o irmão da Manuelys repetia durante a viagem entre a Venezuela e o Brasil. A frase deu nome ao livro "Pasito a Pasito, cruzando fronteras: histórias de crianças venezuelanas". Neste episódio apresentamos o livro e algumas das histórias que o compõem, nas vozes das crianças moradoras da Casa Bom Samaritano de Brasília.
Episódio 5
"Vozes do Haiti"
Conheça a trajetória e as histórias de Andal, um jovem haitiano, pesquisador de iniciação científica da Rede, que em 2022 veio para Brasília com sua mãe e sua tia. Andal conta as estratégias que utilizou para aprender o português e também como descobriu sua paixão pela dança e pelo teatro. Neste episódio apresentamos também o projeto Abracadabra, desenvolvido em Aparecida de Goiânia por pesquisadoras da Rede ligadas ao Instituto Federal de Goiás (IFG), que buscam promover a inclusão de crianças haitianas por meio da literatura infantojuvenil e da contação de histórias.
Episódio 6 
"Aprendizagens artísticas nos abrigos de Roraima"
No sexto episódio do Migracontos, podcast produzido pela Rede, escutaremos os relatos sobre rotinas e vivências de crianças e jovens imigrantes e refugiados venezuelanos nos abrigos da Operação Acolhida, em Roraima. Vamos saber como as atividades artísticas e culturais contribuem no processo de acolhimento e inclusão e valorizam os saberes que as crianças e jovens trazem de seus países de origem.
Episódio 7 
"Crianças Warao da Escola Café sem Troco - Brasília"

A Escola Classe Café Sem Troco, que ganhou o nome graças a história de um comércio local, acolhe crianças indígenas venezuelanas da etnia Warao. Localizada em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, não apenas alfabetiza os estudantes, mas se apropria da arte em sala de aula para acolhê-los.

Conheça como a Escola se prepara para trabalhar com as crianças, e como as crianças se inserem no ambiente escolar brasileiro.

Episódio 8 
"Música sem fronteiras: acolhida e compartilhamento de músicas do mundo"

Preparem os seus ouvidos para escutar músicas criadas por crianças da Rede Municipal de Florianópolis, elaboradas em um processo colaborativo que envolveu, entre outras coisas, músicas de diversas culturas do mundo e muita criatividade.

O episódio relata um pouco da pesquisa de Cecília Pinheiro Machado, pesquisadora da Rede e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Música da UDESC.

Crianças da Venezuela, Cuba, Argentina, Uruguai e de diferentes estados do Brasil participam do episódio com suas percepções, canções e narrativas sobre sua escola, sua cidade e sobre as músicas que inventaram.

 

Músicas do episódio (na ordem em que tocam):

  • Música de boas-vindas(composição das crianças do projeto "Músicas sem fronteiras: acolhida e compartilhamento de músicas do mundo", nov. 2023)

  • Hojas de tè (Tradicional da Guatemala) gravação de BRITO, Teca Alencar de. Quantas músicas tem a música? Ou algo estranho no museu. Ilustrações de Silvia Amstalden. São Paulo: Peirópolis, 2009.

  • Po Hamék (Krenak - MG) gravação de PUCCI, Magda; ALMEIDA, Berenice. Cantos da Floresta: iniciação ao universo musical indígena. São Paulo: Peirópolis, 2017. Disponível em: https://www.cantosdafloresta.com.br/audios/po-hamek/. Acessado em: 18 out. 2024.

  • Por quê? (composição das crianças do projeto "Músicas sem fronteiras: acolhida e compartilhamento de músicas do mundo", nov. 2023)

Episódio 9
"Capoeira para um futuro"

Quer conhecer Assustado, Abóbora, Alegria e Mussiro? Esses são os nomes de capoeira de algumas crianças da Ilha de Moçambique, costa oriental da África, que participam do Projeto Capoeira para um Futuro. As músicas, os cantos e os gestos, são uma forma de comunicação entre os mestres e as crianças de bairros periféricos que o projeto Capoeira busca alcançar.

Conheça mais sobre o projeto e ouça as histórias e as canções das crianças no mais novo episódio do Migracontos.

O Projeto Capoeira para um futuro é coordenado e liderado por Joana Vasconcelos, Mestra de Capoeira e Gestora do programa, e conta com a Dra. Marina Pastore como diretora de apoio psicossocial e proteção à criança. Trabalha diretamente com crianças e adolescentes em risco, migrantes vítimas de violência ou resgatadas de uniões prematuras ao longo do país, enfaticamente na região Norte (Zambézia, Nampula e Cabo Delgado). O trabalho em desenvolvimento utiliza da capoeira como ferramenta e metodologia de integração social, transformação social e mudanças de realidades.

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