Artigos
✷ Autoras da Rede Infâncias Protagonistas.
Título | Autores | Data de publicação | Download |
---|---|---|---|
Apresentação ao Dossiê Migrações e Deslocamentos Contemporâneos. Desenvolvimento Socioeconômico Em Debate, v. 9, p. 1-3 ✷ | CECHINEL, M. M.,ASSIS, G.,ZANINI, M. C. C. ✷ | 2023 | |
Inmovilidad, miedo e incertidumbre: brasileños en Italia (y Europa) durante la pandemia de covid-19, 2020-2021. Carta Económica Regional, v. 35, p. 85-100 ✷ | ZANINI, M. C. C. ✷ | 2023 | |
Play and learn: Children's agency through the COVID-19 pandemic in Mozambique. Children & Society, v. 37, p. 270-287 ✷ | PASTORE, M. N. ✷,SALVI, F. | 2023 | |
"Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui": interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença [EPERIODICO], v. 13, p. 1-23. ✷ | HARTMANN, L. ✷,VIEIRA, D. C. S. C. ✷ | 2023 | |
O menino que não pôde voltar para casa: crianças migrantes venezuelanas em Roraima - RR. Insurgência: Revista de Direitos e Movimentos Sociais, v. 9, p. 205-226 ✷ | LAURIOLA, J. L. ✷,HARTMANN, L. ✷,FLEISCHER, S. | 2023 | |
As infâncias contemporâneas e as telas: entrelaces da pesquisa com crianças, mídias e educação (entrevista). Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, v. 10, p. 102-104 ✷ | GIRARDELLO, G. ✷,FARIAS, M. J. A. | 2023 | |
Protagonismo Das Expressões Artísticas Amazônicas No Ensino De Artes Na/Para A Educação Básica: Quando O Seu Ouvir, Ver E Fazer (In)Surge. Revista Exitus, v. 13, p. 1-25 ✷ | LEMOS, D. M.,BAPTAGLIN, L. ✸ | 2023 | |
Povos indígenas e Educação escolar na Amazônia Brasileira: experiências docentes. Revista brasileira de educação do campo, v. 8, p. 1-22 ✷ | SOUSA, W. C. A.,FERREIRA, E. C.,MADURO, R. P.,RAMOS, T. L. C.,VIZOLLI, I.,AGUIAR, J. V. S.,BAPTAGLIN, L. ✸,GONCALVES A, C. B. | 2023 | |
Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias. - Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 96-112 ✷ | FANTIN, M.,GIRARDELLO, G. ✷,SANTOS, J. D. A. | 2023 | |
Ações da terapia ocupacional com crianças em pandemia: reflexões para uma prática emancipatória. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, v. 6, p. 1053-1064 ✷ | PASTORE, M. N. ✷,GODOY-VIEIRA, A.,RODRIGUES, C.,RUSSO, J. | 2022 | |
Crianças e adolescentes refugiadas no Rio de Janeiro: quais políticas? - Revista TransVersos, n. 26, p. 91-112 | INOUE, M.,PAIVA, A. R de | 2022 | |
Crianças imigrantes e refugiadas na Educação Básica brasileira: uma proposta pedagógica de uso da literatura de migração para a promoção de uma política de acolhimento. - Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1056–1074 | LOPES, L. P. S. | 2022 | |
OS IMIGRANTES CHEGAM ÀS ESCOLAS… e as políticas públicas? - Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 147-163 | RODRIGUES, M. M.,DAMASIO, M. J. | 2022 | |
ENTRE PEDAGOGIAS E SABERES “OUTROS”: contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil - Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 178-193 | BERTOLDO, J.,FRIEDRICH, T. S. | 2022 | |
Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer? - Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 91-114 | SANTOS, M. de S. dos,ALVES, R. A. R.,MACHADO, E. E. | 2022 | |
O Ensino Da Arte Na Aldeia E Na Escola Indígena: Conhecimentos Tradicionais E Conhecimentos Contemporâneos. Cadernos Cedes (Unicamp) Impresso, v. 42, p. 41-50 ✷ | KUĨ, H.,ARAÚJO, H. ✷ | 2022 | |
EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA MATRÍCULA: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020 - Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 134-146 | AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do | 2022 | |
MIGRAÇÃO E REFÚGIO: desafios educativos entre desigualdades e diferenças - Revista Teias, v. 23, n. 69, p. 2-18 | BRENNER, A. K.,ALVARENGA, M. S. de | 2022 | |
Infância, performance e interseccionalidade: aproximações com a produção científica contemporânea nos campos das artes cênicas e da educação infantil. Revista cidade nuvens, v. 02, p. 37 ✷ | VIEIRA, D. C. S. C. ✷ | 2022 | |
Pesquisa com crianças moçambicanas: ética, construção e relações. ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 2, p. 245-266 ✷ | PASTORE, M. N. ✷ | 2022 | |
A estética do oprimido em tempos pandêmicos: uma experiência com professores de artes do distrito federal. REVISTA CENA, v. 22, p. 01-12 ✷ | HARTMANN, L. ✷,CASTRO, A. C. S. ✷ | 2022 | |
Os impactos da pandemia de Covid-19 para as mulheres imigrantes no Brasil: mobilidade e mercado de trabalho. Sociedade e Estado, v. 36, p. 891-914 ✷ | TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M. | 2021 | |
O Acolhimento de Crianças Refugiadas no Brasil - Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 3, n. 2 | CARNEIRO, J. C.,CAVALCANTI, C.,SOUSA, V. | 2021 | |
Simmel, Love and the Foreigner: Is Love Between Borders a Love Without Limits? Simmel Studies, v. 25, p. 151 ✷ | ZANINI, M. C. C. ✷,KESSLER, C. S. | 2021 | |
A contingência pandêmica e os impactos migratórios: uma análise dos atos normativos de fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela - IdeAs. Idées d'Amériques, n. 18 | RIBEIRO, N.,SENA, L. | 2021 | |
Crianças e Mídias: três polêmicas e desafios contemporâneos. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 41, p. 33-43 ✷ | GIRARDELLO, G. ✷,FANTIN, M.,PEREIRA, R. S. | 2021 | |
Fundamentalismos religiosos e pequena infância: reflexões que importam à educação. Zero-A-Seis (Florianópolis), v. 23, p. 1034-1060 ✷ | AVIZ, R. F. de ✷,GIRARDELLO, G. ✷ | 2021 | |
Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo - Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 627-651 | WALDMAN, T.,BREITENVIESER, C. | 2021 | |
Crianças Deslocadas: Narrativas em territórios das palavras - Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 602-626 | MOTTA, F.,LOPES, J. J. | 2021 | |
Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias. - TEXTURA - ULBRA, v. 23, p. 270-288 ✷ | ARAÚJO, H. ✷ | 2021 | |
O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro - Revista Profissão Docente, v. 21, n. 46, p. 01-21 | AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do | 2021 | |
Os Direitos Humanos Das Crianças Refugiadas No Brasil Do Século Xxi: Interfaces Educacionais - Inter-Acao, v. 46, n. 2 | CARVALHO, G. de | 2021 | |
Crianças imigrantes:“necessárias”,“invisíveis”, mas “perigosas” - Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 370-398 | DEMARTINI, Z. | 2021 | |
Diversidade Cultural: Processos Migratórios E A Educação Municipal De Boa Vista-RR. Revista Exitus, v. 11 ✷ | BAPTAGLIN, L. ✸,MONTEIRO, P. de S. S. | 2021 | |
Jugar, musicar y crear: los niños y las niñas (en)cantan la vida en Mozambique. - Sociedad e Infancias, v. 5, p. 5-18 ✷ | PASTORE, M. N. ✷ | 2021 | |
DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR - Revista Exitus, v. 11 ✷ | BAPTAGLIN, L. ✸,MONTEIRO, P. | 2021 | |
Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania v.15 - Brasília, v.15, n.15. Anual. ISSN: 1984.2104 | Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) | 2021 | |
O poder do faz-de-conta e a experiência narrativa das crianças: inspirações da obra de Vivian Gussin Paley. REVISTA EM ABERTO - INEP, v. 34, p. 139-150 ✷ | GIRARDELLO, G. ✷ | 2021 | |
Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?. - Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, p. 1-12 ✷ | PASTORE, M. N. ✷ | 2021 | |
Alunos Haitianos, a busca de um sonho (im) possível: a realidade vivida por crianças migrantes na avaliação escolar - Revista Inter Ação, v. 46, n. 2, p. 679-695 | ALEXANDRE, I. J.,VIEIRA, P. A. | 2021 | |
Amoras DF: Trajetórias e possibilidades das linguagens artísticas a partir das mídias digitais. Natal: e-book, 2021 (contação de histórias, brincadeiras e músicas). ✷ | LEITE, C. A. ✷,RESENDE, T. F. ✷ | 2021 | - |
Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes - Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 10, n. 2 | ROLDÃO, S.,FERREIRA, J.,BRANCO, V. | 2021 | |
A poética das brincadeiras cantadas para as infâncias. - BRASILIA: GDF - SEEDF, 2021 (Caderno da SEEDF, organizado pela DIINF: O brincar como direito dos bebês e das crianças). ✷ | LEITE, C. A. ✷ | 2021 | |
“Um filho no mundo e um mundo virado": uma análise sobre obstáculos à efetividade do acesso à educação de crianças refugiadas no Brasil. - Zero-a-Seis, v. 23, n. 43, p. 703-729 | TONETTO, M. L.,GOMES, J. F. | 2021 | |
O cotidiano de três famílias brasileiras em Cali-Colômbia: entre cheiros, texturas e temperos se negociam pertencimentos. Periplos, v. 5, p. 62-86 ✷ | ERAZO, D. P. B.,ZANINI, M. C. C. ✷ | 2021 | |
Documentário dirigido para o público infanto-juvenil: um recurso para a visibilidade da criança refugiada - Zero-a-seis, v. 23, n. 43, p. 471-494 | RODRIGUES, S. C. | 2021 | |
Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo DIASPOTICS - REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 28, p. 167-185 | ASSUMPÇÃO, A. M.,COELHO, J. P. | 2020 | |
Entre flores, borboletas e joaninhas: representações da deficiência na literatura infantil brasiliense. Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, V. 7, P. 181-187 ✷ | VIEIRA, D. C. S. C. ✷,MADEIRA-COELHO, C. M.,VELHO, C. H. M. | 2020 | |
A produção do olhar sobre infância e protagonismo infantil na formação de professores de Artes Cênicas. - Revista da Fundarte, v. 42, p. 2-24 | HARTMANN, L. ✷,ARAÚJO, H. ✷ | 2020 | |
Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?. Revista da Abem, v. 28, p. 328-343 ✷ | BRITO, D. F. V.,BEINEKE, V ✷ | 2020 | |
A (in) observância dos direitos das crianças refugiadas venezuelanas em Roraima - Brazilian Journal of International Relations, v. 9, n. 2, p. 374-404 | RAFFOUL, J. | 2020 | |
Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília, 2018). REVISTA TOMO, v. 37, p. 253-287 ✷ | HARTMANN, L. ✷,SOUZA, J. R.,CASTRO, A. C. S. ✷ | 2020 | |
Imigração de mulheres no Brasil: movimentações, registros e inserção no mercado de trabalho formal (2010-2019) Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações, [S. l.], v. 4, n. 2 ✷ | TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M. de | 2020 | |
Os desafios da nova política migratória brasileira diante do fluxo migratório haitiano. Revista Política, Globalidad y Ciudadanía, v. 6, p. 124-145 ✷ | CAVALCANTI, L.,CORDOVA, L.,MACÊDO, M.,TONHATI, T. M. ✷ | 2020 | |
Contribuições e potencialidades da atuação em rede: 15 anos da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados – RedeMiR. Migração e Refúgio: ação em rede e práticas acolhedoras no Brasil. 2.ed. ✷ | MILESI, R. ✷,COURY, P. | 2020 | |
A migração haitiana e a construção de seus Nortes?: Brasil um Norte? alternativo e temporário. - Revista brasileira de sociologia, v. 8, p. 126-147 ✷ | DIEME, K.,TONHATI, T. M. ✷,CORDOVA, L. | 2020 | |
É Cinderela Ou Branca De Neve? - A Experiência Estética De Crianças Em Atividade Com Conto De Fadas / Is it Cinderella or Snow White? - The aesthetic experience of children in activity with a fairy tale. Pensares em revista, v. 18, p. 52-69 ✷ | VIEIRA, D. C. S. C. ✷ | 2020 | |
O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente - Praxis Educativa, v. 15 | OLIVEIRA, D. | 2020 | |
Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes - Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 256-272 | RUSSO, K.,MENDES, L.,BORRI-ANADON, C. | 2020 | |
Imigração de mulheres no Brasil: movimentações, registros e inserção no mercado de trabalho formal (2010-2019). Périplos, v. 4, p. 125-155 ✷ | TONHATI, T. M. ✷,MACÊDO, M. | 2020 | |
Identidades Estrangeiras na Narrativa de Uma Telenovela Brasileira: O Processo De Recepção De Caminho Das Índias. Animus (Santa Maria. Online), v. 19, p. 219-237 ✷ | PECIAR, P. L. R.,ZANINI, M. C. C. ✷ | 2020 | |
Invenções na terra das crianças: construção de identidades e ideias de autoria na aula de música. In: SCHAMBECK, Regina Finck; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz F. de; BEINEKE, Viviane. (Org.). Processos e práticas em educação musical : formação e pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, v. , p. 211-226 ✷ | MACHADO, C. M. P. ✷ | 2019 | |
O leitor ideal(izado) do Livro para a Infância: criação e recepção estética. Manuscrítica (São Paulo), v. 37, p. 80-90 ✷ | ARAÚJO, H. ✷,GAMA, M. | 2019 | |
Paradoxos na educação: inserção e alteridade de imigrantes nas relações escolares - Revista e-Curriculum, v. 17, n. 1, p. 304-312 | VÉRAS, M. | 2019 | |
Língua, Cultura E Identidade: Desafios Dos Indígenas No Ambiente Escolar Urbano De Boa Vista/RR. Revista Cocar (Online), v. 13, p. 827-843 ✷ | SOUSA, W. C. A.,BAPTAGLIN, L. ✸ | 2019 | |
O reconhecimento da cidadania italiana como fato, valor e processo: o passaporte como símbolo de italianidade. REMHU (BRASÍLIA), v. 27, p. 165-180 ✷ | COSTA, J.,ZANINI, M. C. C. ✷ | 2019 | |
Educação e Imigração: a importância do ensino da Sociologia para imigrantes. - Revista de estudos e pesquisas sobre as Américas, v. 13, p. 268-278 ✷ | TONHATI, T. M. ✷ | 2019 | |
Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 19-35 ✷ | HARTMANN, L. ✷,SILVA, S. T. | 2019 | |
Cenários de pesquisa com e sobre crianças: mídia, imagens e corporeidade. - PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 37, p. 100-124 ✷ | FANTIN, M.,GIRARDELLO, G. ✷ | 2019 | |
Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 71-86 ✷ | HARTMANN, L. ✷ | 2018 | |
Crianças-Migrantes no Brasil: vozes silenciadas e sujeitos desprotegidos - O social em questão, v. 21, n. 41, p. 155-176 | CANTINHO, I. | 2018 | |
Criança e Infância no Brasil do Século XXI. Panacea - Revista de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, v. 1, p. 11-16 ✷ | GIRARDELLO, G. ✷ | 2018 | |
Crianças como críticos musicais em sala de aula: processos intersubjetivos na aprendizagem criativa. OPUS (Belo Horizonte, Online), v. 24, p. 153-166 ✷ | BEINEKE, V ✷ | 2018 | |
A Criança Protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, v. 5, p. 150-168 ✷ | HARTMANN, L. ✷,GASPERINI, L. E. | 2018 | |
Muralismo e Intervenções Contemporâneas: Um Projeto De Incentivo À Arte. - Revista Compartilhar, v. 2, p. 1-15 ✷ | BAPTAGLIN, L. ✸,RIBEIRO, R. P. | 2018 | |
Acolhida, proteção e integração de venezuelanos no Brasil: a atuação do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). In: BAENINGER, R.; SILVA, J. C. J. (coord.). Migrações Venezuelanas. Campinas: NEPO/Unicamp, pp. 72-77 ✷ | MILESI, R. ✷,COURY, P. | 2018 | |
Imaginação Em Ação: Criando E Recriando Histórias Na Educação Infantil. Revista Com Censo Estudos Educacionais Do Distrito Federal, v. 5, p. 139-145 ✷ | VIEIRA, D. C. S. C. ✷ | 2018 | |
Crianças inventando mundos e a si mesmas: ideias para pensar a autoria narrativa infantil. - CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 71-92 ✷ | GIRARDELLO, G. ✷ | 2018 | |
Tecnologias de governo e migração internacional: pistas para pensar as experiências das crianças em situação de refúgio no Brasil - Revista de Estudos Empíricos em Direito, v. 5, n. 3 | RIFIOTIS, F. | 2018 | |
A crescente imigração no Brasil e seus reflexos na escola pública | AZEVEDO, R. S. de,AMARAL, C. T. do | 2018 | |
Vozes em diáspora: como crianças imigrantes contam suas histórias. - Museo de Antropologia. Revista, v. 11, p. 83-90 ✷ | HARTMANN, L. ✷ | 2018 | |
Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes. Educação Em Foco (Juiz De Fora), v. 23, p. 923-943 ✷ | HARTMANN, L. ✷ | 2018 | |
Desafios da Diversidade em Sala de Aula: Um Estudo Sobre Performances Narrativas de Criancas Imigrantes. Cadernos Cedes (Impresso), v. 37, p. 45-64 ✷ | HARTMANN, L. ✷ | 2017 | |
Fazendo memória do processo de construção da Lei de Refugiados no Brasil. Caderno de Debates: refúgio, migrações e cidadania, n. 12, pp. 47-73 ✷ | MILESI, R. ✷,ANDRADE, W. C. | 2017 | |
A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social - Educar em revista, p. 17-34 | SARMENTO, M.,TREVISAN, G. | 2017 | |
Crianças desacompanhadas na América Latina: reflexões iniciais sobre a situação na América Central - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 1, p. 77-96 | MARTUSCELLI, P. | 2017 | |
Desafios para inclusão de imigrantes em escolas de regiões fronteiriças - Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 30 | SOUZA, J. de | 2016 | |
Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em França e Portugal: a “batata quente” - Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 29, p. 171-198 | ROSA, V. | 2015 | |
Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa - Revista Interacções, v. 10, n. 29 | HORTAS, M. J.,MARTINS, C.,DIAS, A. | 2014 | |
Em defesa dos direitos dos migrantes. Entrevista a Rosita Milesi. - Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana – Migrações forçadas – Relatos e reflexões. V. 22, Nº 43 | MILESI, R. ✷ | 2014 | |
Apresentação. Cadernos de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania. V. 8, Nº 8 | MILESI, R. ✷ | 2013 | |
Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa - Sociologia, n. temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, p. 185-210 | SEABRA, T. | 2012 | |
A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representações em alunos da escolaridade obrigatória - Cidades-Comunidades e Territórios, p. 105-119 | SEABRA, T. | 2006 | |
Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre - Psicologia em Estudo, v. 8, p. 115-122 | PIZZINATO, A.,SARRIERA, J. | 2003 |