Estratégias de moradia de migrantes venezuelanos na fronteira de Pacaraima: ocupações espontâneas e desafios urbanos - Pacaraima-RR/Brasília-DF
Pesquisadora: mestranda Julia Lauriola (Universidade de Brasília - UnB)
A Pesquisa de campo está vinculada ao Projeto de Mestrado: “Estratégias de moradia de migrantes venezuelanos na fronteira de Pacaraima: ocupações espontâneas e desafios urbanos”, na Linha de pesquisa “Antropologia urbana” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social PPGAS/ UnB, sob orientação da professora dra. Cristina Patriota.
Com abordagem etnográfica e trabalho de campo, a pesquisa busca trazer os relatos de mulheres migrantes venezuelanas, lideranças das ocupações, que vivem na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em Pacaraima. Esta pesquisa investiga as estratégias de moradia de migrantes venezuelanos que se estabelecem na fronteira e decidem não aderir, pelo menos em princípio, à política de interiorização. Muitos têm medo de “ir mais adentro” do território brasileiro e preferem ficar próximos ao país de origem. No entanto, isso significa um desafio enorme, devido à falta de trabalho e às condições de moradia precárias na região. Crescem os números de ocupações espontâneas e seus habitantes em espaços de terras indígenas, ultrapassando o perímetro urbano da cidade de Pacaraima, o que representa mais um desafio e uma peculiaridade desta região.